segunda-feira, 6 de junho de 2011

As mulheres

Grupo formado pelas alunas : Mônica Gandra e Tuanne Oliveira

Desde os tempos mais primórdios, as mulheres já estavam inseridas no mercado de trabalho. No entanto, a forma de trabalho era bem diferente em relação aos tempos atuais, já que estas trabalhavam excessivamente, levando à exploração.
Elas chegavam a trabalhar cerca de 16 horas por dia, com condições precárias e salários muito inferior ao dos homens (cerca de 1/3 do salário deles).
Revoltadas com a situação resolveram reivindicar seus direitos dando início a um marco na história das mulheres. Mas a manifestação não foi bem aceita, o que levou à repressão: "130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano."
Daí surgiu o dia Internacional da Mulher (8 de março), em homenagem à essas mulheres que tiveram coragem para enfrentar a situação.
Essa situação agressiva, é um tema muito abordado hoje em dia, já que as mulheres são umas das principais vítimas de agressões, tanto físicas quanto psicológicas. E essas agressões vêm sido praticadas há muito tempo, desde a época em que ainda existia escravidão na qual estas também eram agredidas e abusadas sexualmente.
Mas a sociedade colabora para que estas agressões sejam praticadas, já que dão mais importância ao papel masculino refletindo na educação dos filhos que acaba diferenciando meninos e meninas. Isso faz com que os filhos (homens) valorizem o machismo, fazendo com que estes pratiquem algumas coisas apenas para assegurarem sua masculinidade. Uma agressão física/psicológica seria um bom exemplo disso.
Como a violência contra a mulher cresce cada dia mais, no Brasil foi criada a Lei Maria da Penha, buscando defender e proteger a mulher que sofre violência dentro de casa. E apesar da existência desta Lei, muitas continuam sendo agredidas já que não fazem o seu papel, denunciando os companheiros.
Apesar de tantos preconceitos existentes em relação à mulher, elas vêm ganhando um papel fundamental na sociedade. Atualmente, o mercado de trabalho para a mulher é mais amplo, e ela têm condições bem melhores do que antigamente. Elas ganham uma boa renumeração, e têm os mesmos direitos do que os homens e alguns benefícios a mais pelo fato de ser mulher.
A mulher cada vez mais valorizada, tanto no mercado de trabalho quanto na política pública. Um grande exemplo disso é a nossa atual presidente Dilma Rousseff, eleita a primeira mulher Presidente do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário