segunda-feira, 6 de junho de 2011

Texto sobre “mulher e políticas públicas no Brasil”

Grupo formado pelos alunos: Juliana Silva Teixeira e Ricardo Barbosa Domingos
Texto sobre “mulher e políticas públicas no Brasil”
  Atualmente, apesar dos grandes avanços sociais nas últimas décadas, percebemos que a mulher ainda é muito marginalizada pela sociedade em geral, inclusive pela própria mulher. Por isso, é de grande importância a formulação e implementação de políticas públicas para mulheres no Brasil. Mas não apenas a formulação e a implementação, como também a participação das mulheres nesse processo.
É preciso antes de tudo uma mudança cultural. A cultura machista já começa dentro de casa. A separação de tarefas e obrigações entre meninos e meninas (muito mais para as meninas) é um bom exemplo disso. Outro exemplo que acontece no âmbito familiar é a violência contra a mulher, que ocorre com grande freqüência. Em muitos casos, a própria vítima colabora para que esta situação permaneça, silenciando-se.
Além disso, é preciso que os governos adotem políticas públicas que tenham como objetivo a igualdade entre homens e mulheres. Muito já tem sido feito neste sentido, como por exemplo, a criação das Delegacias de Defesa da Mulher e a Lei Maria da Penha. Mas é necessário mais.
A finalidade do Estado é o bem comum. Não há como pensar no bem comum, se estas políticas públicas não atingirem o maior número de mulheres possível.  Portanto, é imprescindível a participação das mulheres, de todas as esferas de governo e de toda a sociedade na solução deste problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário