terça-feira, 7 de junho de 2011

“Mulher e Políticas Públicas no Brasil”

Grupo formado pelas alunas: CARINA COSTA COSSO, MARIA ANGÉLICA N. ECKENFELS

A história da luta das mulheres por seu lugar na sociedade e na política vem de muito tempo e tiveram a participação de grandes nomes, como as primeiras mulheres a se elegerem como deputadas, senadora, ministras até chegar aos tempos presentes com a primeira mulher presidente do Brasil. Neste caminho passamos por abusos, violências e até mesmo o extermínio de operárias reunidas para reivindicar melhores condições trabalhistas. Instituía-se a partir daí o Dia Internacional da Mulher e se passou a olhar para as mulheres com um olhar mais cuidadoso e buscar garantir seus direitos.
Ainda assim, vivemos hoje um cenário que não condiz com tanta luta do passado, a mulher ainda vive sobre o massacrante poderio dos homens, ainda existem aquelas que não podem exercer seu direito de opinião, não podem reivindicar que suas necessidades primordiais sejam atendidas.
Mesmo com tantas políticas públicas voltadas para a mulher, uma grande parte delas ainda se encontra desprotegida. Ou por que a lei não se faz atuante para todos, ou por que elas próprias não buscam proteção, ou por que sequer sabem que podem fazê-lo, ou como e a quem recorrer.
Faz-se necessário levar estas políticas a todas sem exceção, acolhê-las em sua dor, ampará-las em seu medo e protegê-las.
As políticas são eficazes quando conseguem ser executadas, quando alcançam as mulheres nos mais distantes lugares, desprovidas de cultura, informações, condição de entender sua realidade.
Mesmo aquelas que têm acesso a tudo isso, muitas vezes se privam dos direitos pelo simples medo. Precisa-se garantir a toda a eficácia da lei, sem restrições, sem demora, sem limites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário